Normas de Utilização

COMA DE ACORDO COM A SUA IDADE

 

 

Com o tempo tudo muda, até a forma como o organismo processa os alimentos.
Por Helen Signy

Você provavelmente não usa mais as roupas de que tanto gostava há vinte anos. Também não deveria comer as mesmas coisas. Nossas necessidades nutricionais mudam com a idade.

A cada década, há alimentos que devem ser privilegiados e outros, evitados, seja por causa de uma gravidez, pelo desejo de manter a aparência jovem ou pela chegada da menopausa. Conversamos com especialistas e lhes pedimos dicas para adequar a alimentação às diferentes fases da vida.

 

 

50 - 60 anos Necessidades nutricionais

A chegada da menopausa traz uma série de mudanças nas formas do corpo, na visão que temos de nós mesmas e até nos relacionamentos. Alguns sintomas como ondas de calor (fogacho), insônia e falhas de memória variam entre levemente incômodos e debilitantes.
Com o fim da menstruação, o ferro deixa de ser uma grande preocupação, por isso é bom procurar outras fontes de proteína em vez de só carne vermelha. No entanto, você ainda precisa de muito cálcio para proteger os ossos.
Essa é a hora de aumentar a ingestão de antioxidantes para ajudar a prevenir as doenças crônicas comuns na idade avançada, como o câncer e os problemas cardiovasculares. A partir dessa fase, muita água e bastante fibra são essenciais para manter a saúde dos intestinos.

Alimentos ideais

  • Pão de soja e de linhaça - Ambos contêm níveis elevados de fitoestrogênios, que, segundo alguns estudos, ajudam a promover o equilíbrio hormonal e abrandam alguns sintomas da menopausa.
  • Lentilha  - Juntamente com outras fontes vegetais de proteína, ajuda a regular os hormônios.
  • Tofu  - Já se comprovou que tem efeito positivo sobre a densidade óssea.
  • Hortaliças frescas - Ricas em fibras naturais previnem o depósito de gordura no abdome.
  • Melancia e outras frutas ricas em água, como as uvas, mantêm o teor natural de água do organismo.


Erros a evitar

  • Comer demais. A tendência é se engordar um quilo por ano depois dos 30, caso se coma as mesmas quantidades; por isso, o tamanho das porções se torna importantíssimo.
  • Comer bolos e docinhos em todas as reuniões e eventos sociais a que comparecer. Faça com que todos os alimentos que põe na boca tenham alguma importância nutricional.
  • Tomar muito café ou vinho tinto. Se estiver com insônia, ansiedade ou depressão, essas substâncias podem piorar esses distúrbios.
  • Abusar dos alimentos apimentados. A pimenta pode exacerbar as ondas de calor.
 

Convênios

image

Dicas

ÁGUA E MAIS ÁGUA

Publicada em 25 Setembro 2014, 09.32
agua-e-mais-agua Arnaldo Lichtenstein Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:  "Quais as causas que mais...

Os caminhos para envelhecer

Publicada em 28 Março 2014, 21.56
os-caminhos-para-envelhecer Atividade física ajuda a evitar problemas no sistema musculoesquelético.   Para chegar aos 60 anos sem as consequências de um sistema...

DIABETES: Dicas e Exercícios

Publicada em 09 Outubro 2012, 17.09
academia-energia-e-saude   DIABETES: Ter uma dieta saudável e realizar exercício físico regularmente são os dois aspectos mais importantes para o controle da...

Coma de acordo...50-60 anos

Publicada em 10 Maio 2012, 14.46
coma-de-acordo-com-a-sua-idadeCOMA DE ACORDO COM A SUA IDADE     Com o tempo tudo muda, até a forma como o organismo processa os alimentos. Por Helen Signy Você provavelmente não...

Cinco pecados comuns nas...

Publicada em 09 Maio 2012, 15.08
cincopecadosCINCO PECADOS COMUNS NAS ACADEMIAS   Conheça as armadilhas que podem sabotar o seu treino e saiba como fugir delas por Marcia Melsohn com reportagem de...



Academia Energia e Saúde
academia@energiaesaude.esp.br - telefone: (51) 3084-2553
©2012 Desenvolvido por Tiago de Matos Braga