Normas de Utilização

 

DIABETES:

Ter uma dieta saudável e realizar exercício físico regularmente são os dois aspectos mais importantes para o controle da diabetes. Ambos são acoplados a terapia de drogas, a base do tratamento de um indivíduo diabético.
A pessoa com diabetes terá uma melhoria substancial na qualidade de vida, se seguir uma dieta saudável e realizar exercício, porque assim é possível controlar melhor o nível de glicose no sangue, e ter uma melhor forma. Vamos ver por que eles são importantes em ambos os aspectos e uma série de recomendações que vão nos ajudar a ter uma qualidade de vida como qualquer outra pessoa.

ALIMENTOS E DIETA
A primeira coisa a notar é que a dieta de cada paciente de diabetes deve ser personalizada, estabelecida de acordado com o médico, pois cada pessoa é diferente, isto é, no nível de atividade, o seu nível de diabetes, peso … Por isso, é essencial estabelecer a dieta personalizada que vai nos permitir melhorar a glicose controlada e saúde em geral. Vamos apontar algumas recomendações.

  • Evite sempre açúcares rapidamente absorvidos, que elevam os níveis de glicose no sangue abruptamente.
  • Você tem que comer pouco, mas, muitas vezes, assim temos a sensação de estar saciado e evite refeições pesadas que podem levar ao excesso de peso.
  • É melhor comer peixe do que carne ou ovos, eles são bons, mas sempre com moderação, porque eles têm gordura.
  • Evite gorduras de origem animal, recomenda-se que sejam substituídas por azeite de oliva.
  • Comer hortaliças, verduras e legumes é essencial.
  • Você pode beber álcool com moderação.
  • Os carboidratos complexos (pão, massas, cereais, frutas, …) são essenciais na dieta de um diabético. Eles significam 50% a 60% do total de calorias consumidas pelos diabéticos. Os carboidratos simples (doces, geléias, doces, refrigerantes …) devem ser praticamente removidos da dieta, uma vez que podem elevar o nível de glicose no sangue.

Seguindo essas orientações você pode alcançar o peso ideal e ter a glicose no sangue melhor controlada, o que é essencial para uma boa saúde.

EXERCÍCIOS
Junto com a dieta, é essencial para o paciente de diabetes a realização de exercício regular. Está comprovado os efeitos extremamente positivos sobre a diabetes. Mas, como a dieta, eles devem ser sempre controlados pelo médico, que também vai nos dar algumas orientações para manter em mente a prática de esporte ou exercício. Com o exercício, poderemos ter uma melhor qualidade de vida, ele vai nos ajudar a ter uma melhor forma e melhor controle glicêmico.
Alguns dos benefícios do exercício físico são reduzir a dose de insulina, perda de peso, aspecto muito importante em qualquer pessoa e ainda mais em diabéticos e melhora o estado geral físico e mental.
Temos que levar em conta uma série de aspectos para evitar a hipoglicemia ou hiperglicemia durante a prática do exercício:

  • Realizar automonitorização da glicose no sangue e efetuar alterações na dose de insulina e /ou suplementos de carboidratos antes, durante ou após o exercício.
  • Beber bastante água é essencial para evitar a desidratação.
  • Aumentar o consumo de carboidratos para evitar a hipoglicemia.
  • Evitar o exercício, no caso da hiperglicemia e também no pico de insulina.

Tenha em mente o tipo de exercício que você vai fazer, porque dependendo dos mesmos deve ser levado em conta uma série de aspectos e diretrizes que o médico irá determinar. Então, como dissemos, você deve sempre consultar o seu médico se você vai realizar exercícios.

© Copyright 2009 - 2012 SaúdeDicas.com.br - Todos Direitos Reservados. Politica de Privacidade
Mapa do Site Contato Sáude Dicas Equipe Saúde Dicas

 

Convênios

image

Dicas

ÁGUA E MAIS ÁGUA

Publicada em 25 Setembro 2014, 09.32
agua-e-mais-agua Arnaldo Lichtenstein Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:  "Quais as causas que mais...

Os caminhos para envelhecer

Publicada em 28 Março 2014, 21.56
os-caminhos-para-envelhecer Atividade física ajuda a evitar problemas no sistema musculoesquelético.   Para chegar aos 60 anos sem as consequências de um sistema...

DIABETES: Dicas e Exercícios

Publicada em 09 Outubro 2012, 17.09
academia-energia-e-saude   DIABETES: Ter uma dieta saudável e realizar exercício físico regularmente são os dois aspectos mais importantes para o controle da...

Coma de acordo...50-60 anos

Publicada em 10 Maio 2012, 14.46
coma-de-acordo-com-a-sua-idadeCOMA DE ACORDO COM A SUA IDADE     Com o tempo tudo muda, até a forma como o organismo processa os alimentos. Por Helen Signy Você provavelmente não...

Cinco pecados comuns nas...

Publicada em 09 Maio 2012, 15.08
cincopecadosCINCO PECADOS COMUNS NAS ACADEMIAS   Conheça as armadilhas que podem sabotar o seu treino e saiba como fugir delas por Marcia Melsohn com reportagem de...



Academia Energia e Saúde
academia@energiaesaude.esp.br - telefone: (51) 3084-2553
©2012 Desenvolvido por Tiago de Matos Braga